Marketing

Mulheres das gerações Z e X apontam quem são as 12 brasileiras que mais se destacam no País.

Taís Araújo lidera na categoria 12-30 anos com 45% dos votos.

Divulgação

Marta, Glória Maria, Maria da Penha são alguns dos 12 nomes apontados como “notáveis” pelas 620 brasileiras entrevistadas pelo Instituto Qualibest para a pesquisa intitulada “A Flor deste botão: a novíssima geração das mulheres brasileiras”. O estudo tem por objetivo investigar valores, atitudes e comportamentos da Geração Z relacionados ao fato de ser mulher e à beleza. Também foram ouvidas mulheres da geração X, como contraponto.

O www.institutoqualibest.com.br utilizou um mix de metodologias e de abordagens, todas digitais, e conseguiu estabelecer um diálogo com esse público  trazendo  conclusões interessantes sobre a perspectiva dessas gerações com respeito aos temas estudados. “Utilizamos a abordagem por meio de blogs, diários digitais, netnografia no Facebook, vídeos auto-filmados, whatsapp e questionários online”, diz Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do Instituto Qualibest.

Um dos resultados foi a montagem de um “Calendário das mulheres notáveis brasileiras”, que retrata a visão das meninas sobre quem se destaca como mulher no Brasil. A partir de nomes sugeridos por elas mesmas na etapa qualitativa (ou a partir de um olhar analítico sobre os resultados qualitativos) 24 nomes foram estimulados numa etapa quantitativa, dos quais chegou-se em 12 nomes, respeitando diferenças estatísticas entre as gerações Z e X.

Os resultados revelam uma abrangência de perfis – de artistas a jornalistas, esportistas a ativistas (como a Maria da Penha), das mais sérias às mais rebeldes, das mais jovens às mais velhas. Uma abrangência que revela o olhar múltiplo e diversificado destas meninas, que é um dos principais resultados deste estudo.

Divulgação
X