A Mastercard divulgou hoje o parecer positivo da Autoridade de Concorrência (CMA – Competition and Markets Authority) do Reino Unido que aprovou a proposta de aquisição da VocaLink Holdings Limited. A CMA emitiu parecer final positivo para o conjunto proposto de soluções para as questões de concorrência identificadas pela Autoridade no início deste ano. O acordo deve ser finalizado nas próximas semanas.

“Acreditamos que o futuro dos pagamentos será definido pela existência de opções”, disse Michael Miebach, diretor de produtos da Mastercard. “Com a adição da tecnologia de pagamento baseada em contas bancárias à nossa eficiente rede de processamento de pagamento via cartão ampliamos o que fazemos e como fazemos. Juntos, seremos um parceiro robusto que irá endereçar as necessidades de empresas, governos e consumidores”, acrescentou o executivo.

A VocaLink é líder em pagamentos baseados em contas bancárias. Sua tecnologia permite realizar pagamentos imediatos, também chamados de fast ACH (câmara de compensação rápida), nos maiores mercados financeiros do mundo – incluindo o Reino Unido, Singapura e Tailândia. A tecnologia está prevista para entrar em operação também nos Estados Unidos ainda este ano. A aquisição permitirá à Mastercard ter um papel mais estratégico no Reino Unido e em outros mercados em todo o mundo.

“Temos a oportunidade de expandir tudo o que conquistamos com cartões para os pagamentos baseados em conta bancária, além de redefinir o que é possível no comércio, de uma maneira mais inclusiva, expandindo o acesso aos pagamentos eletrônicos. Vamos derrubar barreiras, com inovação em formas e fluxos de pagamento. Vamos tornar os pagamentos mais rápidos, levando mais opções ‘em tempo real’ a mais lugares e dispositivos”, completou Miebach.

A VocaLink trará ao negócio da Mastercard uma equipe de profissionais altamente especializada, tecnologia única baseada em contas bancárias e serviços, como análise de gestão de fraude. O resultado será uma abordagem mais holística para permitir pagamentos no varejo, de pessoa a pessoa e de empresa a empresa. Isso representa uma oportunidade para fazer uma profunda e substancial mudança do uso de dinheiro vivo e cheques para pagamentos eletrônicos.

Com o parecer positivo do órgão regulador, a Mastercard e a VocaLink prosseguirão com o fechamento da transação, que deve acontecer dentro de algumas semanas. Após a conclusão, David Yates se juntará ao comitê gestor da Mastercard e será o presidente executivo da Vocalink. Paul Stoddart será promovido a CEO da Vocalink.

PURCHASE, NY, EUA | 11 de abril de 2017 

X