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Itaú apresenta história real para reforçar o poder da leitura na infância

Edição 2019 da campanha “Leia Para Uma Criança” tem início com duas superproduções criadas pela DPZ&T inspiradas na trajetória de superação de Thompson Vitor e sua mãe, dona Rosângela Marinho

A trajetória de perseverança de jovem Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2015, é a narrativa inspiradora e real da edição 2019 do projeto “Leia para uma Criança”. Promovido pelo Itaú Unibanco e pela Fundação Itaú Social, a campanha distribui livros gratuitos e incentiva a leitura na primeira infância há anos no Brasil – reforçando o potencial dela como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade.

Diferente dos últimos anos, em que histórias fictícias foram contadas na ação de comunicação da campanha, em 2019 pela primeira vez uma história real de superação por meio da educação é apresentada nas telas. Criada pela DPZ&T, a campanha multiplataforma ilustra mais uma vez o efeito da leitura durante os primeiros anos da criança com a grandiosidade exigida pela importância do tema.

Mas o que a história de Thompson tem de especial? Morador de Paço da Pátria, na Zona Leste de Natal (RN), ele vivia com sua família – e sua mãe, Rosângela Marinho, trabalhou por muitos anos como catadora de lixo para fins recicláveis. Enquanto buscava os materiais que ajudavam no sustento familiar, ela também procurava diariamente por livros descartados, os levava para casa e lia as histórias para seus filhos.

Quando aprendeu a ler, o próprio Thompson começou a se aventurar pelos conteúdos de diversos autores, e ansiava pelo fim de semana para mergulhar nos livros e quadrinhos levados para casa pela mãe. A persistência de Rosângela o levou a estudar mais tarde em Fortaleza, quando ganhou uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito. Ele seguiu estudando, passou em 1º lugar na IFRN e não parou – atualmente, cursa Química na universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.

“Pela primeira vez, buscamos uma história real de superação por meio dos livros. É mais uma forma de comprovar o quanto é primordial o adulto entender a importância da imaginação e do acesso aos livros para o desenvolvimento das crianças. Neste caso específico, ouvir e ler histórias desde cedo geraram um impacto definitivo no futuro de Thompson e de sua família, levando-o para um caminho incrível que não seria possível sem a educação. É o pilar que trabalhamos desde o início do programa: causa e efeito da leitura na vida de uma criança”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco. “Durante todos esses anos, passamos pelo lúdico, fizemos a fantasia se unir ao mundo real, abrimos uma nova frente focada em valores, representatividade e empoderamento feminino. Agora, temos um exemplo concreto do dia a dia, um incentivo para que ninguém deixe os livros parados. Até mesmo aqueles que são jogados fora têm potencial de transformar a vida das pessoas”.

Para contar a história inspiradora de Thompson e Rosângela, foram feitos dois filmes – um contado do ponto de vista adulto, a mãe, que imagina um futuro promissor para seu filho; o outro segue a visão da criança, ilustrando a consequência da leitura na vida de Thompson. As estreias das campanhas acontecem durante o intervalo do Jornal Nacional e da novela das 21h da TV Globo no dia 7 de outubro.

Como nas campanhas do programa de 2017 e 2018, os filmes traduzem o poder que as histórias têm de estimular a imaginação e a autoconfiança, ampliar horizontes, desenvolver potenciais e impactar a criança de um modo tão imersivo que seu futuro não reconhece barreiras a partir daquele momento.

Rodadas em São Paulo, as duas peças têm produção da Saigon, direção de Vellas e, mais uma vez, contam com uma trilha sonora gravada com um coral de crianças. Agora, reinterpretando a música “Dirty Paws”, da banda Of Monsters and Men. Assista aqui e aqui.

“Estamos evoluindo a narrativa dos últimos anos de campanha, agora buscando inspiração numa história real. Uma das fortalezas do Leia para uma Criança é a consistência da mensagem. A história do Thompson e da Rosângela mostra o quanto essa iniciativa é fundamental. Afinal, todos os pais projetam o tempo todo um futuro melhor para seus filhos. Da mesma forma, toda criança gosta de sonhar; seja com uma viagem ao espaço, construindo robôs, imaginando um mundo melhor. Essa história de superação é a materialização do poder da educação e do papel que a leitura infantil tem de despertar o potencial de toda criança.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

Os filmes terão desdobramentos no ambiente digital com uma série de pílulas com entrevistas de Thompson Vitor e Dona Rosângela falando sobre cenas marcantes dos comerciais. A DPZ&T também assina ações em parceria com a Globo. Além de inéditas, buscam execuções originais dentro do formato tradicional de merchandising. A primeira delas irá ao ar nesta quinta-feira (10) durante uma cena da novela “Bom Sucesso”, transcendendo os limites da ficção. Acontecerá no momento em que Paloma, personagem da atriz Grazi Massafera, será impactada pelo filme focado em Thompson Victor ao mesmo tempo dos espectadores num break exclusivo. A novela retornará com a Paloma falando sobre o quanto ficou encantada com a história. Como ela é uma personagem que sempre teve interesse pelo universo literário, Paloma pensará na possibilidade de promover uma palestra de Thompson na escola, o que se tornará o gancho para a próxima ação, que irá ao ar no capítulo do dia seguinte, sexta (11). Mas como Thompson está fora do país, ele fará questão de enviar um vídeo para passar uma mensagem importante à turma sobre o quanto à leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças.

Ainda em outubro, a campanha continua com novidades dos Livros digitais Itaú Criança, assim como um minidocumentário e outras ações especiais, incluindo envolvimento de influenciadores trocando livros em seus perfis no Instagram.

FICHA TÉCNICA – LEIA PARA UMA CRIANÇA 2019
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Leia para uma criança
Data da Produção: setembro/2019
Título: “Busca da Mãe”, “Busca do Filho” e Flash Docs
Secundagem: 2×120”, 2×60”, 2×30”, 10×30” (Flash Docs), 2×10”, 1×5”
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Bruno Landi, Raphael Lucone, André Choairy e Vinícius Curi
Supervisão de Criação (Conteúdo): Mariana Hasselmann
Criação (Conteúdo): Marcel Macedo e Vitor Quinet
Atendimento: Gabriela Yamamoto, Manuela Codas, Lucia Correa, Mateus Carvalho e Ana Carolina Cavallini
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Luca Beer e Monique Pereira
Planejamento: Fernando Diniz, Kiko Steinhoff, Marcio Santos, Marianna Bolgheroni, Gabriel Cadete, Luana Sanches e Rafael Marquez
Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Tatiana Akemi, Artur Martins e Yasmin Gonçalves
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Gabrielle Paulino e Pedro Rogedo
Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida e Marione Oliveira
RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, David Barkan, Sthefany Nascimento e Michelle Teixeira
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
Artbuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro
Produção Digital: Leonardo Grana
Engajamento e Influência: Patrícia Capuchinho, Didi Blanco, Otávio Almeida e Mila Alves
Produtora: Saigon
Diretor: Vellas
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler
Diretor de Fotografia: Augustin Claramunt
Diretor de Arte: Guilherme Marini
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Coordenação de Produção: Carol Pessini, Marina Blum, Natália Cardoso
Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Montador: Rami d’Aguiar e Ivan Kanter
Finalizador: Fabio Abreu
Coordenadora de Pós-Produção: Virgini Fares
Pós Produtora: Nash
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical e Produção: Roberto Coelho e Kito Siqueira
Atendimento: Juliana Correa e Nicole Bonnet
Produção Musical: Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli e Charly Coombes
Finalização: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea e Angelo Colasanti
Coordenação de Produção: Ana Cordeiro, Karina Coviello, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira
Assistente Geral e Finalização: Ian Sierra
Assistente Geral: Renan Marques
Produção Flash Docs: Saigon
Direção: LUMO (Luis Villaverde e Moira Soares)
Diretor de Fotografia: Chico Cobra
Assistente de Direção: Luciana Camargo
Montador: Paulo Miranda

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