Donald Whyte, Presidente da Innova – All Around The Brand, e Alexandre Carmona, Diretor Geral, dão entrevista à Latin Spots.

 

Quais são os principais desafios do mercado publicitário brasileiro hoje? Na sua opinião, o que poderia mudar na forma de funcionamento do mercado publicitário para que ele cresça mais?
Donald Whyte: As empresas estão gerenciando seus budgets com muito mais cautela e passando grande parte de suas negociações para as áreas de compras. Os processos de concorrências estão sendo coordenados por Compras, onde preços baixos ganham sobre inteligência e bons projetos. O mercado está se adaptando a essa mudança, tendo que se planejar melhor, comprando melhor e inovando nas soluções oferecidas para atingir os objetivos dos seus clientes e para manter suas empresas rentáveis.

 

Como vê a evolução da criatividade brasileira hoje?
Alexandre Carmona: Os profissionais brasileiros sempre foram muito criativos. É da natureza dos brasileiros se adaptarem e adotarem novas tendências rapidamente. Isso faz com que os criativos se mantenham atualizados e na frente das novas tendências. Os jovens trazem novas ideias e os profissionais mais experientes e maduros agregam essas ideias ao mix de soluções para atingirem seus objetivos.

 

Por que considera que o país vem ganhando tanto destaque nas premiações internacionais?
Alexandre Carmona: O País vem participando mais de premiações internacionais e com isso vem aparecendo mais. Algumas empresas mais visionárias estão expandindo suas operações para outros mercados, aproveitando o seu talento criativo, especialmente na América Latina

 

Que avaliação faz sobre a chegada de novas agências ao Brasil? Considera que existe espaço no mercado para tantas novas operações?
Donald Whyte: Ao mesmo tempo em que empresas brasileiras estão expandindo suas operações no exterior, empresas novas estão chegando ao Brasil. Isso não é uma tendência nova. Quando as coisas estão mais difíceis em seus mercados, as empresas tentam expandir seus horizontes em novos mercados. Há espaço para novas empresas que tragam tecnologia e novas ideias, mas a experiência e o conhecimento local sempre vão ser mais importantes.

X