Dove propõe um novo olhar para a beleza por meio das lentes do renomado fotógrafo Mario Testino

Desde 1957, a Dove tem cuidado das mulheres e celebrado sua beleza. Agora, 60 anos depois, a companhia dá mais um passo em sua missão de ajudar as mulheres a reconhecer o potencial de sua beleza individual e criar um mundo onde a beleza é uma fonte de confiança, e não de ansiedade. Para marcar o lançamento do Dove Real Beauty Pledge, a companhia olha para a real beleza por meio de uma nova lente: a do renomado fotógrafo e diretor criativo Mario Testino. Conhecido por fotografar mulheres de maneira bonita e sincera, trazendo humanidade para suas fotos, Testino e sua agência criativa em Londres, MARIOTESTINO +, produziram 30 retratos mostrando a beleza real das mulheres de todo o mundo. Todas as imagens foram inspiradas no Dove Real Beauty Pledge e apresentam 32 mulheres e meninas reais, com idade entre 11 e 71, de mais de 15 países. Os retratos fazem parte da Dove Real Beauty Showcase, exposição que comemora os 60 anos de Dove e que será exibida em Nova York.

“A forma como Dove empodera as mulheres para celebrarem sua própria beleza me emociona, pois sempre usei a mesma abordagem em minhas fotos. Um fotógrafo tem uma escolha – ele pode fotografar utilizando técnicas de vanguarda, ou pode escolher fotografar para a mulher que está em frente às suas lentes, fazendo com que ela olhe para si mesma e se sinta confiante e poderosa”, afirma Testino.

Em 2004, Dove lançou a Campanha para a Real Beleza – a primeira campanha que caracterizou e celebrou mulheres reais. Desde então, o mundo mudou rapidamente e a própria definição de beleza assumiu múltiplos significados. Hoje, vemos mães orgulhosamente mostrando estrias no Instagram, mulheres rejeitando o fascínio do tamanho “perfeito” e meninas comemorando a diversidade de cores de pele e cabelo. Para Dove, é o momento ideal de reexaminar o significado de beleza e propor uma nova definição – mais ampla, inspirada nas vozes das mulheres de hoje.

Uma pesquisa global de Dove descobriu que, embora 7 em cada 10 mulheres e meninas de todo o mundo se orgulhem de ser do sexo feminino, 71% das mulheres e 67% das meninas gostariam que a mídia retratasse mulheres de aparência física diversa em termos de raça, idade, forma e tamanho.

“Em 2017, a definição de beleza é muito diferente do que era em 2004, quando lançamos a Campanha Dove para Real Beleza. Contudo, nosso compromisso com a redefinição dos conceitos de beleza não mudou “, afirma a vice-presidente global da Dove, Sophie Galvani. “As mulheres e meninas fotografadas de acordo com a Dove Real Beauty Pledge celebram a verdadeira diversidade global. Cada uma tem sua própria história e sua própria beleza única, o que é uma verdadeira inspiração para as mulheres de diferentes lugares. Há muito admiramos o trabalho de Mario Testino e sua capacidade de captar a verdadeira beleza das mulheres. Estamos muito felizes em trabalhar com ele, pois seu status e influência na cultura pop o tornam um campeão em ajudar a tornar a beleza real e diversificada mais popular “.

As mulheres apresentadas no Dove Real Beauty Showcase são mulheres reais. Como Vicki, uma medalhista paraolímpica aposentada do Reino Unido, que teve que mudar sua definição de beleza após um dos pés para um câncer; Paola, uma amante de futebol que começou seu próprio time para meninas em sua cidade natal (Cidade do México) após notar que muitas meninas abandonavam os esportes quando entravam na adolescência; e Jasmine, uma jovem profissional que decidiu investir em sua carreira ao invés de perseguir ideais de beleza tradicionais da China.

A campanha Dove Real Beauty Pledge traz três votos que promete firmar com as mulheres de todo o mundo, não importando etnia, idade ou tipo físico:

Sempre apresentar mulheres reais, nunca modelos

As modelos refletem uma visão muito restrita de beleza. Dove acredita que a beleza é para todos e, portanto, apresenta mulheres reais de diferentes idades, formas, etnias, cor de cabelo, tipo ou estilo.

· Zero modelos em suas campanhas
· Mulheres reais apresentadas por seus nomes
· Campanhas refletem a diversidade da população

Retratar mulheres como elas são na vida real

Dove nunca apresenta imagens que não representem a realidade, ou seja, tão manipuladas e impecáveis que mostrem uma beleza “perfeita” promovida pelo uso de ferramentas de retoque.

· Zero distorção digital
· Imagem aprovada por cada uma das mulheres retratadas

Ajuda meninas a desenvolver confiança e autoestima

Globalmente, 8 em cada 10 meninas optam por não participar de atividades rotineiras quando não se sentem bem com sua aparência. Dove tem a missão de garantir que a próxima geração cresça desfrutando de uma relação saudável e positiva com a aparência – ajudando meninas e jovens a elevar sua autoestima e desfrutar de todo o seu potencial. Por mais de 10 anos, o projeto Dove Self-Esteem tem educado e auxiliado mais de 20 milhões de jovens a desenvolver confiança e autoestima, tornando-se o maior entusiasta de educação em autoestima. Trabalhando em parceria com universidades e reconhecidos especialistas em imagens corporais para desenvolver ferramentas educacionais que nos auxiliem nessa missão.

· Educar 20 milhões de jovens em todo o mundo sobre confiança e autoestima até 2020