Ações reforçam igualdade entre pessoas com e sem Síndrome de Down

Existe diferença entre pessoas com e sem Síndrome de Down? Uma iniciativa para o Projeto Chefs Especiais, apoiado pela Friboi desde 2013, mostra que não. Inspirados pelo momento em que a Síndrome de Down e a qualidade de vida dessas pessoas está em evidência, a Friboi lançou no domingo (16/8), uma série de ações que revela que todos têm pleno potencial de, por exemplo, atingir sucesso na carreira ou num relacionamento como qualquer outra pessoa.

Em atividade desde 2006, o Projeto Chefs Especiais conta com o apoio da Friboi para promover a inclusão social de jovens com Síndrome de Down por meio da gastronomia. O projeto busca desenvolver os participantes a conquistarem a autonomia, ganharem confiança e desenvolverem a autoestima e a coordenação motora. Para isso, eles participam de oficinas gratuitas com chefs de cozinha que ensinam como utilizar os ingredientes e executar uma receita. Os renomados Carlos Bertolazzi e Henrique Fogaça, por exemplo, são voluntários e já ministraram oficinas para os jovens.

Para estimular o debate, já aquecido pela série de reportagens comandada pelo Dr. Drauzio Varella, no Fantástico, sobre a participação das pessoas com Síndrome de Down na sociedade e mostrar que a Friboi já apoia e acredita nessa causa, entre as ações, as agências Lew’Lara e ID criaram a iniciativa #VocêÉaDiferença, condutora de todas as ações on-line e off-line que serão ativadas nas próximas semanas. Nela teremos personagens como o Guilherme, participante do projeto e aluno do 2º semestre de gastronomia, ou como a Juliana, que acumula dois trabalhos: empacotadora e garçonete de alguns eventos do Instituto Chefs Especiais.

Maria Eugênia Rocha, gerente de marketing executiva da JBS, acredita que “o projeto Chefs Especiais tem um significativo valor para nós. A Friboi sempre acreditou no projeto e na forma pela qual ele é conduzido, criando uma relação de confiança para inclusão social por meio da gastronomia. E é gratificante ver o resultado de algumas pessoas com Síndrome de Down, que produzem e conquistam seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade”.

As pessoas com SD possuem características especificas, mas todas elas, desde que estimuladas e respeitadas, trazem benefícios múltiplos ao portador e a família. As discussões sobre essas evoluções tornam a inclusão um processo cada vez mais natural.

“Atualmente atendemos mais de 300 pessoas, com foco em capacitação e em busca de oportunidades de trabalho. Nós identificamos o que eles têm de melhor e trabalhamos isso. Com as campanhas de ativação promovidas por nós o Down passou a ser visto. O Chefs Especiais tem grande participação nisso, mas a Friboi, em especial, tem dado uma dimensão muito maior. Ter esse tipo de apoio é uma chancela de credibilidade”, completa Simone Berti, idealizadora do Projeto Chefs Especiais.

#VocêÉaDiferença – Este é o conceito criativo desenvolvido pela agência ID, que será o condutor de todas as iniciativas digitais que entregam uma estratégia formada por Conteúdo, Mídia e Relacionamento. Em parceria com a Globo.com e o vertical Tudo Gostoso, foram produzidas matérias e receitas em vídeo – todas com a participação dos Chefs Especiais.

A Lew’Lara\TBWA criou dois filmes que revelam os participantes do projeto em ação em uma das oficinas. O ator Tony Ramos, garoto-propaganda de Friboi, estrela os filmes destacando a essência do Chefs Especiais, os benefícios aos jovens e o orgulho da marca em fazer parte dessa história. Os filmes serão veiculados na TV aberta e na internet.

Blogueiros influenciadores de gastronomia também aderiram ao projeto. Além deles, os usuários que quiserem participar da ação poderão usar o aplicativo que estará disponível no Facebook. Diversos conteúdos estão sendo desenvolvidos, integrados a outras iniciativas da marca, a exemplo do Food Truck de Confiança.

Camila Costa, CEO da ID, destaca que “os Chefs Especiais são um grande exemplo de dedicação e superação, além de uma inspiração para nós. Criar esse projeto estimulou toda a agência e, com o conceito #VocêÉaDiferença, esperamos mobilizar milhares de outras pessoas no apoio à causa. Pensamos em iniciativas diversas para que todos se sintam participantes, seja ao assistir aos vídeos ou ao ler as matérias, compartilhando os posts ou engajando no aplicativo. Os interessados podem ainda se candidatar como voluntários no site do projeto”, ressalta.

“Ao tentar destacar um projeto tão bonito como o Chefs Especiais na mídia, em meio a um momento em que só vemos notícias negativas, queremos que as pessoas entendam que ter Síndrome de Down não significa ser incapaz. Pelo contrário, os jovens com Síndrome de Down desenvolvem coisas incríveis através da gastronomia, e a Friboi se orgulha disso”, completa Marcio Oliveira, presidente da Lew’Lara\TBWA.
FICHA TÉCNICA
FILMES
Agência: Lew’Lara\TBWA
Cliente: JBS S/A
Produto: FRIBOI
Título: CHEFS DO FUTURO A
CCO: Manir Fadel
VP de criação: Felipe Luchi
Criação: Juliano Ribas e Philippe Daijo
Atendimento: Raquele Rebelo, Alessandra Visintainer, Clarissa Silva e Isabella Pasetti
Planejamento: Renata D’Avila, Renato Sapiro, Eduardo Dami e Bernardo Alves
Mídia: Luiz Ritton, Rodrigo Simões, André Magalhães e Caroline Romano
RTV: Luzia Oliveira e Marcella Pappiani
Produtora de vídeo: Delicatessen
Produtora de áudio: Mugshot

DIGITAL
Agência: ID
CCO: Domênico Massareto
Supervisor de criação: Gustavo Vieira
Criação: Domênico Massareto, Gustavo Vieira, Thiago Pinto e Marcela Calura
Atendimento: Kriscia Proença
Mídia: Fábio Walker, Leonardo Takai e Mariana Lima
Planejamento: Xixo Mauricio, Andressa Rodrigues e Brenno Nocite
Gerente de Operações: Juliana Tonussi
Projetos: Flávia Marques
Aprovação do cliente: Maria Eugênia Rocha, Ricardo Morais e João Galoppi

X